Quem me acompanha no @makeupatelier, ficou sabendo do evento mega interessante que eu fui convidada a participar. Nada mais nada menos do que ter meus cabelos analisados por Jean-François Lazartigue, mestre criador da marca internacionalmente famosa J.F Lazartigue.
Neste primeiro post não falarei do tratamento incrível que eu fiz, mas contarei um pouquinho da conversa que tive com Monsieur Lazartigue.
O evento foi no Spa Amarynthe aqui em São Paulo e logo que cheguei fui recepcionada pela equipa da Classy Brands (que trouxe a marca para o Brasil) e pela equipe da Sack’s (que revende a marca) e por Monsieur Lazartigue e sua equipe francesa.
Me surpreendi logo de cara com o carisma de Monsieur Lazartigue. Muito atencioso e prestativo, ficou ao meu lado durante toda analise que fizeram dos meus cabelos e ficamos batendo papo por mais de hora. (ps: infelizmente não falo Francês, mas uma querida tradutora nos ajudou no bate papo).
Querem saber como esta marca incrível nasceu ? Só dar uma lidinha no texto abaixo, sobre a entrevista que fiz com próprio criador.
A mãe de Monsieur Lazartigue, que tinha um salão de beleza. E foi trabalhando com ela que tudo começou. Como cabeleireiro, dono de salões, pequeno alquimista e grande empresário.
Na década de 70, Jean-François Lazartigue percebeu que suas clientes precisavam de algo a mais e começou a buscar soluções caseiras para tratar os fios ressecados. E foi na cozinha de sua esposa que começou misturar, criar e desenvolver produtos com alta eficácia.
Ele brinca que graças ao seu cachorro, criou seu primeiro tratamento para ressecamento dos fios, com” tutano” de boi. Monsieur Lazartigue ia ao açougue comprar carne e sempre pedia restos de ossos bovinos para levar para o seu cachorrinho. Chegando em casa, ele juntava estes ossos, retirava o “miolo” (que chamamos de tutano), refrigerava e durante o final de semana fazia suas misturas, testava e depois aplicava nas clientes com cabelos muito ressecados. Todas adoraram o resultado e este foi o primeiro produto da marca.
Daí para frente o negócio foi aumentando e Monsieur Lazartigue aproveitava os finais de semana para criar novos produtos. A cozinha ficou pequena e ele passou para uma pequena sede. Testava as criações nele próprio, na esposa, nos funcionários e quando tinha sucesso absoluto, aplicava nos cabelos das clientes.
Como o sucesso era enorme, as clientes começaram a pedir produtos para levarem nas viagem, ou mesmo para usar em suas casa. E com isso veio a necessidade da criação de embalagens e aumento da produção e hoje em dia, a marca é um sucesso mundial.
Até hoje ele cuida de todos os lançamentos da marca. Diz que não se preocupa com ingredientes que estão moda, mas com ativos realmente eficientes. Trata suas criações como um bom chefe de cozinha. Compra ingredientes, faz suas misturas e testa tudo até chegar em fórmulas ideais. Tratamentos para o couro cabeludo e para os fios, cada um direcionado para um tipo de cabelo. Todos os produtos são feitos com uma grande quantidade de ativos, um dos motivos do excelente resultado.
A marca é distribuída para mais de 70 países e tem uma linha extensa com produtos de tratamento, prevenção e até a nova linha de tintura sem amônia. Tem admiradoras como Meg Ryan, Sharon Stone, Julia Roberts, Uma Thurman, Oprah Winfrey e Madonna.
Jean-François Lazartigue diz que sua empresa não é apenas uma marca de shampoo e sim uma marca de cuidados capilares. Cuida dos problemas existentes e previne donos futuros.
Algumas dicas para manter os cabelos sempre saudáveis…
Monsieur Lazartigue reforça a importância de uma alimentação equilibrada, pois assim como a pele, o cabelo também precisa de nutrientes para se manter saudável;
Manter um bom estilo de vida, com menos stress e mais execícios físicos;
Cuidar do couro cabeludo com a mesma preocupação que cuidamos dos fios;
Usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Se cabelo pode estar seco nas pontas, mas ter raiz muito oleosa. A escolha correta de produtos pode ajudar combater a oleosidade e nutrir as pontas, transformando a aparência dos fios;
Auxiliar os filhos a usarem desde pequenos, produtos indicados para sua faixa etária. Durante a adolescência o corpo muda e um couro cabeludo muito oleoso e sem tratamento correto, pode resultar na calvice futura.
Bacana saber um pouquinho desta empresa não é ? Ainda mais contada pelo próprio criador.
Eu já adianto que adorei o tratamento, mas no próximo post darei detalhes e falarei de todos os produtos que usei.
A linha vendida no Brasil ainda é pequena, mas em breve teremos mais produtos a disposição.
Mas quem já quiser se adiantar, os produtos da marca já podem ser encontrados no Brasil. Na rede de lojas Drogaria Iguatemi e on-line na Sack’s.
E quem for para Paris, pode aproveitar e marcar um horário no salão próprio. Já pensou que luxo ?
Bjinhos, Ci ;*