Mais um post da tag #ModaNoMake sobre Moda e Estilo. Como prometido, hoje, nossa dupla dinâmica da moda falará sobre cores, cartela de cores enquanto eu contarei sobre a minha experiência pessoal.
Cor é emoção pura. Isso mesmo! A escolha das cores diz muito sobre seu estado de espírito e personalidade. Isso todas já devem ter ouvido falar!
O que talvez muitas mulheres ainda não saibam é que há cores que rejuvenescem, suavizam a textura da pele, valorizam os traços e equilibram as formas do rosto. Outras simplesmente sabotam a aparência, evidenciando manchas, rugas e olheiras, e até distorcendo as proporções.
Então… quais são as cores milagrosas e as que devo abandonar “forever”?
É aí que entra a Análise de Cores, um método bacanérrimo que identifica quais são as melhores cores e tonalidades para cada pessoa.
Esqueça a ideia de comprar aquela blusa que você amou na sua amiga! As cores reagem de forma bem diferente em cada rosto. A coloração pessoal (tom de pele, cabelos e olhos) é observada no momento dessa análise e vai determinar sua cartela individual que será utilizada para compras de roupas, acessórios e até maquiagem! Um trunfo e tanto para evidenciar seus melhores atributos!
Todas nós podemos usar qualquer cor, desde que respeitadas a temperatura (quente ou fria), intensidade (viva ou opaca) e profundidade (clara ou escura) de cada uma. É um estudo minucioso que exige muita observação!
Sobre os tons de pele :“A cor da pele se dá primeiramente devido à presença do pigmento melanina, que está presente tanto nas peles claras quanto nas escuras. No entanto, dois tipos de melanina são produzidos: feomelanina, que varia de um tom amarelado a avermelhado, e a eumelanina, que varia do marrom ao preto.As pessoas de pele clara produzem mais feomelanina enquanto as de pele escura, mais eumelanina. Cada pele também difere na quantidade e no tamanho das partículas de melanina produzidas.Na pele clara, a cor também é afetada pela hemoglobina no sangue e numa menor escala pela presença de gordura sob a pele e até pelo caroteno, uma substância de tom alaranjado.”Fonte: Ilana Berenholc
Aplicamos o método na nossa querida Cinthia, e descobrimos que ela fica muito mais bonita com cores frias e vibrantes! Resultado: cartela Inverno Puro. Com esta cartela a Cinthia poderá sair às compras sem medo de errar e comprar peças que a valorizam.
Acima, Cinthia veste uma camisa em um tom de verde presente em sua cartela. Mesmo sendo uma cor que ela nunca tinha pensado em usar, ficou ótimo.
Já na foto esquerda acima, a Cinthia veste uma blusa que já fazia parte do seu guarda roupa, mas infelizmente não destaca o seu rosto. O truque foi usar um lenço com uma das cores da sua cartela e neutralizar o efeito do nude. Não ficou bem melhor ?
Outro truque bom é abusar da maquiagem. Quando a cor não favorece, as cores da make entram como super aliadas para levantar o visual. Um batom vermelho ficaria ótimo com esta blusa neutra.
P.s. da Cinthia (ou… depoimento)
Nunca fui de postar look do dia por dois motivos: o primeiro, é que bato palmas para a mulherada dos blogs de moda que tem paciência de sair à busca de uma paisagem legal e produzir fotos lindas para postar, mas sorry, eu não tenho muita paciência para isso não… rs. O segundo, é que sou uma pessoa que ama preto e quase sempre opta por peças mais clássicas e neutras (acho que eu não ficaria nada triste com um guarda roupa 100% Black rs). E aí que o look do dia seria repleto de peças básicas, pretas, brancas e nudes e vocês iriam enjoar (eu iria falir o blog, né ?).Massss, as meninas me convenceram a usar as cores a meu favor. Eu confesso que, mesmo torcendo o nariz, comecei a gostar e estou me divertindo com a nova busca de peças com cores da minha cartela. Estou me sentindo bem mais criativa, até mesmo no trabalho. Muito louco isso.Para fazer o teste esta dupla foi até a minha casa e pediram para eu ficar sem maquiagem NENHUMA, sem brinco, com o cabelo preso e vestir uma faixa e um avental horroroso. Sentei na frente do espelho e quase chorei. É horrível. Eu já sou mega branca e com olheiras gigantes. Só deixei a Thais fazer as fotos do teste acima pois sei que posso matar a curiosidade de quem tem vontade de fazer a consultoria.Elas usaram um monte de tecidos para ver quais cores me favoreciam mais e pronto! Cartela de cores definida!!! Nunca na minha vida achei que fosse gostar de verde, e… estou amando.Adorei a experiência e fico triste por não ter feito uma consultoria desta antes. É tipo uma base de maquiagem, sabem ? Até ficamos bem com uma parecida, mas quando achamos uma exatamente da cor da nossa pele, tudo fica perfeito.Eu canso de comprar cores que não me favorecem, de deixá-la empacada no armário, sem entender o porquê a peça tão linda fica tão sem graça quando eu visto. Agora eu entendo e serei uma Cinthia mais colorida e mais criativa, mas continuando com meu estilo.Prometo que sempre que der tempo, e quando usar um look inspirador e fora do básico, postarei a foto no meu Instagram (siga-me aqui: @makeupatelier). Vamos ser se eu deixo apenas 60% do meu closet neutro. rs.
Quer saber mais? Escreva pra gente com suas dúvidas e sugestões para outros posts!
Para ler todos os posts sobre moda que já foram publicados no MakeUp Atelier é só clicar aqui.
Beijos,
Carol e Thaís – facebook.com/DePecaEmPeca