Você sabe como pega e como evitar micoses nos pés e nas unhas ? O dermatologista Guilherme Muzy ( @guimuzy.dermato) explica.
Pois é, uma das perguntas que mais recebemos dos leitores é sobre o perigo de se pegar micose provando sapatos, comprando sapatos em brechós e até na academia.
Então vamos tirar todas as dúvidas e te ajudar a entender mais sobre MICOSES.
O que é uma micose nos pés ?
GM- A micose dos pés é conhecida como tinha dos pés e é causada por fungos que são chamados de dermatófitos, que são aqueles que precisam da queratina da pele, cabelos e unhas para crescer.
Como uma pessoa pega micose nos pés ?
GM- As pessoas se contaminam pelo contato direto com outras pessoas com a infecção, com animais infectados, com solo contaminado e de forma indireta pela contato com fômites, como sapatos, toalhas, roupas, escovas de cabelo e até chapéus!
A micose chama “pé de atleta” porque é trasmitida na academia ?
GM- Não, ela é chamada dessa forma porque fatores de risco como sudorese excessiva dos pés, uso de sapatos muito fechados, trocas pouco regulares de meia e compartilhamento de roupas. Além disso, podem ser transmitidas pela contato com o solo infectado ou tapetes.
É possível pegar micose provando um sapato na loja ?
GM- Sim, é possível, desde que o calçado não tenha sido limpo adequadamente e esteja contaminado por algum tipo de fungo dermatófito
E sobre sapatos usados, é possível pegar micose usando um sapato comprado no brechó ou de algo amigo que tenha micose ?
GM- Com certeza! Por isso, é importante higienizar bem os calçados e utilizar proteções nos pés quando for provar calçados em lojas
Como higienizar o sapato para não correr risco ?
GM- A lavagem adequada com água e sabão de calçados e meias é uma alternativa bastante eficaz. Além disso, deixar os sapatos após o uso em ambiente ventilado e seco também auxilia na diminuição da contaminação. Alguns fabricantes também oferecem máquinas de aplicação de radiação UB, que auxilia nesse processo
O que fazer para evitar a micose nos pés ?
GM- O ideal é tratar as infecções com médico dermatologista sempre que surgirem e evitar o uso de itens de roupa e calçados compartilhados, alem de lavar diariamente meias. Por último, evitar andar descalço em locais como banhos compartilhados e saunas ajuda.
A história de usar talco nos sapatos para evitar micose é real ?
GM- Alguns talcos contém medicamentos antifúngicos que ajudam na prevenção, mas estes precisam ser orientados pelo medico dermatologista
E se um sapato de couro mofou, a pessoa limpou direitinho, ele oferece algum risco ?
GM- Pode oferecer, principalmente se a limpeza e higienização não for realizada corretamente na parte interna do sapato
Como é o tratamento adequado ? É seguro a automedicação ?
GM- O tratamento começa com o diagnostico correto pelo médico dermatologista.
A partir dai, são usadas medicações que matam os fungos e que podem ser aplicadas diretamente no local da infecção, com esmaltes, talcos e cremes. Casos mais extensos ou refratários podem precisar de medicações de tomar.
De qualquer forma, o tratamento adequado passa pelo tratamento da infecção e a prevenção de novas contaminações, já que o tratamento não impede que a pessoa se contamine novamente.
E aí, gostaram ? Então sugiram novos temas para a coluna do Gui.
VEJA OS CONTEÚDOS FEITOS PELO GUI MUZY
- Sua pele surtou na Quarentena ? Espinhas, oleosidade ? Saiba os motivos
- Tudo sobre o crescimento dos cabelos com dermatologista Guilherme Muzy
- Dry Brushing ou Escova Seca | Como eu faço, as escovas que usei e a opinião de dermatologista
- Tudo sobre Psoríase | Do diagnóstico ao Tratamento com o médico Guilherme Muzy