Caminhar ou correr são exercícios que “vivem na moda”. Um erro comum é achar que basta calçar o tênis e sair por ai sem preocupação. Veja abaixo algumas dicas sobre o assunto.
Caminhada e corrida são exercícios físicos que podem trazer muitos benefícios para a saúde. Ambos são atividades aeróbicas, pois aumentam a frequência cardíaca e a respiração. Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o coração e os pulmões, além de reduzir o risco de doenças cardíacas, derrame, diabetes e obesidade.
Sobre a caminhada:
A caminhada é uma atividade física de baixo impacto e costuma ser uma ótima opção para quem está começando a se exercitar ou quem quer melhorar sua saúde sem sobrecarregar o corpo, mantendo o mínimo de impacto para manutenção do bem estar ósseo e das articulações.
Os benefícios da caminhada incluem:
Melhora da saúde cardiovascular com a redução dos riscos de doenças cardíacas, derrame e outros problemas cardiovasculares.
Aumento da resistência dos músculos das pernas, quadris e glúteos.
Melhoria da mobilidade das articulações do tronco, pernas e quadril.
Melhora do humor e da sensação de bem-estar.
Sobre a corrida:
A corrida é uma atividade física de maior impacto do que a caminhada, inclusive esse impacto aumento conforme você aumenta a velocidade da sua corrida.
Isso significa que exige mais dos músculos e articulações, o que já nos mostra que nosso corpo necessita de uma maior e melhor preparo para evitar ou diminuir os riscos de lesões, sendo assim uma ótima opção para quem quer melhorar seu condicionamento físico.
Os benefícios da corrida incluem:
A corrida é uma ótima forma de queimar calorias
Melhora da condição física, ajudando a fortalecer os músculos das pernas, quadris, glúteos, braços e tronco.
Melhora da resistência cardiovascular, ou seja, melhora na capacidade do coração e dos pulmões em fornecer oxigênio para os músculos.
Redução do risco de doenças cardíacas, derrames, diabetes, obesidade e outros problemas de saúde.
Por qual atividade eu devo começar?
A escolha de qual atividade começar depende de vários fatores, incluindo o seu nível de condicionamento físico, os seus objetivos e as suas preferências pessoais.
Se você é iniciante a caminhada é uma ótima opção. Além de ser uma atividade segura e eficaz, ela pode ajudar você a melhorar sua saúde e condicionamento físico gradualmente.
Se você já está em forma e quer melhorar seu desempenho, a corrida pode ser uma boa opção. No entanto, é importante começar devagar e aumentar a intensidade e a duração gradualmente para evitar lesões.
Nos meus treinos e no de meus alunos e alunas eu costumo priorizar três coisas: segurança, restrições e objetivos do aluno, necessariamente nessa ordem, por isso costumo fazê-los começar pela caminhada, com pouquíssimas exceções.
Lembre-se que se você tem algum problema de saúde ou mesmo está começando nos exercícios físicos, é importante consultar um médico antes de começar para ter um acompanhamento constante de sua saúde.