A capacidade funcional, que se refere à habilidade de realizar atividades do dia a dia de forma autônoma, é fundamental para uma vida plena e saudável.
É crucial manter a prática regular de exercícios físicos para preservar a capacidade funcional ao longo da vida. Os benefícios vão além da estética e perda de peso.
Afinal, o que é Capacidade Funcinal?
Resumidade, é a habilidade que uma pessoa tem de realizar tarefas do cotidiano de forma indepentente.
Tarefas essas que incluem as atividades da vida diária, como por exemplo, se cuidar (tomar banho, se vestir, comer, ir ao banheiro), se deslocar (caminhar, subir escadas, usar meios de transporte), comunicação (falar, ouvir, escrever) e participar de atividades sociai, interagindo com seus pares.
E, como disse a acima, o exercício ainda traz os benefícios que agregam individualmente à capacidade funcional e permitem que tenhamos uma vida mais saudável metabolicamente falando.
Resumidamente, são eles: regular a pressão arterial, controle de colesterol e triglicérides e, consequentemente, reduzir o risco de doenças cardiovasculares; prevenção de diabetes tipo2; prevenção de demências e perda de memória por melhorar e manter a capacidade cognitiva; fortalecer equilíbrio, resistência, calcificação óssea e consequentemente diminuir risco de quedas, fratuas, osteoporose e osteopenia.
Tudo isso acima tem uma coisa em comum: é muito melhor, mais barato e possível prevenir do que remediar.
A Prevenção é a Melhor Cura:
Lembre-se: os benefícios do exercício físico são muito mais eficazes quando iniciados precocemente, de forma preventiva. Não espere até que a médica te obrigue a fazer exercícios porque “não tem outro jeito”. Comece agora mesmo a se exercitar, mesmo que seja por apenas 10-15 minutos por dia.
As Consequências do Sedentarismo:
O sedentarismo é um problema grave que pode levar à dependência física, social e emocional, especialmente em adultos e idosos. Ele aumenta o risco de diversas doenças crônicas e limita a capacidade de realizar atividades básicas no seu cotidiano, ou seja, você perde capacidade funcional.
Cuidar da sua capacidade funcional é um investimento em sua qualidade de vida e autonomia.
Se precisar de ajuda para dar o primeiro passo, o Personal Carlos Tapetti pode te auxiliar, clique aqui e acesse sua rede social.
VEJA MAIS POSTS DO PROF. CARLOS TAPETTI:
-
É possível trocar gordura por músculos?
-
O QUE COMER E NÃO COMER NO PRÉ E PÓS TREINO?
-
COMO O TREINO AUXILIA NA PERDA DE PESO?
-
PERDER PESO NÃO É IGUAL A EMAGRECER
Sem comentários