Se você está começando a se exercitar ou quer manter sua rotina de treinos durante os meses de inverno, saiba que é totalmente possível e benéfico para a sua saúde.
Hoje o personal Carlos Tapetti vai compartilhar algumas dicas valiosas e os benefícios de manter ou começar sua rotina de treinos com segurança durante os meses de frio.
Os Benefícios de se manter ativo
O aumento do gasto calórico é um interessante fator para manter os treinos no frio, uma vez que o tempo frio proporciona uma “vontade extra” de ingerir mais calorias.
Além disso, manter a imunidade aumentada é muito interessante nessa época do ano pela maior facilidade de contaminação por vírus e isso só irá acontecer se você mantiver uma prática continua e regular de exercícios.
A prática regular de exercícios possibilita ainda a liberação de endorfinas que ajudam a combater a depressão sazonal e auxiliam demais no humor, que não costuma ser o dos melhores para a maioria das pessoas nessa época do ano.
Dicas para Manter-se Ativo no Inverno
Escolher uma roupa adequada é essencial, mesmo para aqueles que estarão treinando dentro de casa ou na academia do prédio, qualquer possibilidade de tomar um vento frio com o corpo aquecido deve ser evitado.
Em dias de maior frio ou quando o treino for inevitavelmente externo é adequado pensar em uma segunda pele, mantendo um bom isolamento e, se possível, que absorva a umidade. Isolantes de vento e à prova d´água também são bem recomendados.
Além disso, a hidratação que é muito esquecida nessa época continua tendo sua importância vital, pois o bom funcionamento dos rins e a boa disponibilidade de água para todo o organismo evita câimbras e fadigas que podem sim ocorrer mesmo nessa época do ano pela falta de hidratação adequada.
Aquecer bem antes de fazer atividades mais intensas e extenuantes é de extrema importância mesmo em épocas de mais calor. No caso, durante o tempo frio é ainda mais interessante que esse aquecimento prévio não seja pulado de propósito.
Para isso você poderá fazer exercícios de mobilidade, coordenativos, alguns tipos de alongamentos que auxiliam nesse preparo prévio e, para aqueles que correm, começar mais leve com caminhada ou trote pode ser um tipo de aquecimento também.
Obviamente que um local que possa ser mais confortável termicamente irá ajudar também nos dias mais frios, porém, na minha experiência o maior desafio será você chegar até o local de treino no frio.
O treino em si irá aquecer seu corpo e contribuir demais com seu bem estar geral, portanto, na dúvida, não pensa muito e vai treinar.
Evite acabar o treino e ficar muito tempo no chão, mesmo com colchonetes grossos pois seu corpo quente não precisa estar próximo de um chão gelado pós treino nesse momento frio.
Além disso, ao sair do local do treino coloque um bom agasalho e evite o vento gelado e úmido em contato com seu corpo quente, uma vez que sua imunidade pós treino momentaneamente estará menor.
Lembre-se, a consistência é essencial na sua jornada para uma vida mais ativa e saudável. O tempo nunca será o ideal, mas ele pode ser uma desculpa constante ou um incentivo para fazer o seu melhor dia após dia.
Se precisar de ajuda para dar o primeiro passo, o Personal Carlos Tapetti pode te auxiliar, clique aqui e acesse sua rede social.
VEJA MAIS POSTS DO PROF. CARLOS TAPETTI:
-
É POSSÍVEL TROCAR GORDURA POR MÚSCULOS?
-
O QUE COMER E NÃO COMER NO PRÉ E PÓS TREINO?
-
COMO O TREINO AUXILIA NA PERDA DE PESO?
-
Capacidade Funcional: A Chave para uma Vida Independente e Saudável
1 Comment
Qi Gong e Atenção Plena: Benefícios e Prática – MakeUp Atelier por Cinthia Ferreira
julho 8, 2024 at 10:18[…] Como começar ou manter seus treinos no frio? […]