Você já decidiu começar a se exercitar, mas desistiu depois de algumas semanas?
Formar o hábito de fazer exercício físico pode ser desafiador, mas, com consistência e paciência, é possível torná-lo parte da sua rotina.
Veja abaixo o que indicam os estudos e algumas dicas do Personal Carlos Tapetti com sua experiência de mais de 15 anos trabalhando na área.
Quanto tempo leva para criar o hábito de se exercitar?
Embora muitos acreditem que um hábito se forme em 21 dias, estudos mostram que o tempo pode ser bem maior. Um estudo do European Journal of Social Psychology revelou que, em média, leva 66 dias para um novo hábito se tornar automático.
Quando falamos de exercícios físicos, esse prazo pode variar dependendo de alguns fatores.
O que influencia a formação do hábito de fazer exercício?
O tempo que você vai precisar para incorporar o exercício físico na rotina depende de:
• Preferências pessoais: Nada é mais importante do que sua preferência pessoal. Mas não vale falar que não gosta de nada.
Encontrar uma atividade que você goste pode acelerar a formação do hábito. Hoje há muita oferta de aulas e treinos diferenciados, até gratuitamente em vídeos para você testar o que pode mais lhe agradar
• Intensidade e tipo de exercício: Hábitos simples, como uma caminhada leve, podem ser adquiridos mais rapidamente do que treinos intensos de musculação ou corridas longas, mas isso está ligado a sua preferência pessoal também.
• Frequência: Praticar exercícios regularmente (pelo menos 3 a 4 vezes por semana) é essencial para que o hábito se firme.
E se eu perder um dia de treino?
Não se preocupe! Perder um ou dois dias não vai arruinar seus esforços. O importante é retomar o treino assim que possível. A consistência a longo prazo é o que fará o hábito de se exercitar se consolidar.
Há estudos que mostram que de 90 dias treinando, é preciso faltar no máximo 15% desse tempo (15 vezes na média), ou seja, ter 75 dias de exercícios para ser algo que efetivamente vire um hábito.
Dicas do personal para criar o hábito de se exercitar?
1. Comece devagar: Não tente fazer um treino intenso logo no início. Comece com algo leve e vá aumentando a intensidade gradualmente.
2. Estabeleça metas claras: Defina metas realistas e alcançáveis, como treinar 3 vezes por semana durante 20 minutos.
3. Encontre uma atividade que você goste: Seja musculação, dança, corrida ou ioga, escolha algo que te motive a continuar.
4. Mantenha a regularidade: Marque o horário dos treinos na sua agenda e trate-os como compromissos inadiáveis, afinal é um compromisso com você mesma e com a “eu do futuro” que você certamente quer ter com saúde.
5. Tenha paciência: Lembre-se que criar o hábito de fazer exercício físico leva tempo. Não desanime se os resultados demorarem a aparecer, cada pessoa é única do ponto de vista fisiológico e não dá para se comparar
6. Esqueça o “TÁ PAGO”: Se for uma obrigação que você se paga, vai durar pouco. Estimule seu cérebro ao final das sessões de treino com incentivos bons e não com estímulos de obrigação ou dor, use frases como: MAIS UMA CONQUISTA, MAIS SAÚDE PRA CONTA, crie frases ou termos que gerem estímulo e não sobrecarga mental.
Formar o hábito de fazer exercício físico pode levar mais de dois meses, mas é totalmente possível com a combinação certa de consistência, motivação e paciência.
Afinal, se você não começar, os dois (ou três) meses nunca vão passar. O que são 3 meses para uma vida repleta de anos pela frente? Não sabe como começar, peça ajuda aqui para o Personal Carlos Tapetti.
Sem comentários