O Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) se tornou uma febre entre os praticantes de atividade física. Mas por que esse método de treino é tão popular?
Descubra agora com o Personal Carlos Tapetti os principais motivos que fazem do HIIT uma das formas mais procuradas de treino e como se blindar para evitar lesões e afastamentos o executá-la.
O que é o HIIT e suas “variações”?
O HIIT é uma técnica de treino que alterna entre exercícios de alta intensidade e curtos períodos de recuperação que podem ser ativas ou com um descanso real. Esse formato de variação é o grande responsável pelos benefícios proporcionados, como um aumento considerável de gasto calórico e a melhoria da capacidade cardiovascular.
O HIIT originalmente é usado para treinos de intervalados de alta intensidade aeróbios (ou aeróbicos), mas é empregado popularmente em treinos funcionais, treinos de musculação e até surgem outras siglas e derivações como HIFT (Treinamento Funcional de Alta Intensidade) que seria o treino de alta intensidade específico do treinamento funcional, mas vamos usar HIIT de maneira “global” neste post para evitar confusões.
Por que o HIIT é tão popular?
1. Resultados Rápidos: O HIIT promove uma maior queima de calorias em um curto espaço de tempo, tornando-se interessante para quem busca perda de gordura e condicionamento físico.
2. Adaptável a Todos os Níveis: Seja você iniciante ou atleta experiente, o HIIT pode ser ajustado ao seu nível de preparo físico. Ao melhorar seu condicionamento você “aumenta seu nível” e o seu HIIT ficará mais intenso para quem está “vendo de fora”.
3. Versatilidade: O HIIT pode ser feito em qualquer lugar! Use o peso do próprio corpo, equipamentos de academia ou até mesmo faça os treinos em casa, com a ajuda de aplicativos ou vídeos online.
4. Melhora do Condicionamento Físico: Além da queima calórica, o HIIT melhora a resistência cardiovascular, a força muscular e a capacidade aeróbica.
5. Praticidade: Os treinos de HIIT geralmente duram entre 15 e 30 minutos, facilitando sua inclusão em uma rotina corrida.
Quais pontos de atenção que eu devo ter?
1. Começar o HIIT sem fazer HIIT: por ser de alta intensidade alguém que está sedentário deve preparar e adaptar sua musculatura para depois buscar uma forma mais intensa de treino.
2. Respeitar o período de intervalo na sessão: há diferenças de tempo de recuperação durante o treino para iniciantes, intermediários e avançados e isso não é feito aleatoriamente pelos treinadores. Respeite o seu intervalo de recuperação;
3. Cada um no seu ritmo: por mais que o HIIT seja algo de ALTA INTENSIDADE, sua condição muscular, cardíaca e condicionamento geral é diferente do seu colega/amigo/parceiro, portanto evite se compara e sinta seu corpo durante a prática;
4. Aquecer pré-treino: por ser algo de intensidade grande um aquecimento prévio é extremamente recomendado;
5. Treino em jejum deve ser evitado: pela alta intensidade exercida no treino, bem como estar recém almoçado, o que pode provocar refluxos e outras questões gástricas.
Dicas Importantes
Antes de começar qualquer programa de exercícios, é fundamental consultar um Médico e estar com seus exames em dia, além de procurar um Professor de Educação Física. Ele pode ajustar o treino de acordo com suas necessidades específicas e garantir que você treine de forma segura e eficiente, de maneira funcional e equilibrada.
Está pronto para experimentar o HIIT e aproveitar todos esses benefícios? Entre em contanto com Personal Carlos Tapetti clicando aqui.
Veja aqui outros posts sobre saúde do Personal Carlos Tapetti
-
- Preciso Malhar Todos os Dias para Emagrecer? Dica do Personal Carlos Tapetti
- 3 Motivos para se Exercitar e Viver Mais e Melhor
- Pele Bonita: A Receita Inclui Exercícios
- Exercício físico: a chave para uma pele mais jovem e firme
- O que comer não comer no pré e pós treino?
- Como o treino auxilia na perda de peso?
1 Comment
Posso treinar com pressão alta? | Dica do Personal Carlos Tapetti – MakeUp Atelier por Cinthia Ferreira
setembro 15, 2024 at 10:02[…] HIIT Funciona mesmo? Prós e contras do treino de alta intensidade […]