Tudo sobre o crescimento dos cabelos com dermatologista Guilherme Muzy. Saiba o que faz ou não o cabelo crescer e entenda como a genética influencia.
Hoje começamos uma coluna com o médico dermatologista Guilherme Muzy ( @guimuzy.dermato). E para nosso primeiro post escolhi o tema que sempre rolam dúvidas….crescimento capilar.
Então vamos às perguntas mais comuns que recebo nas minhas redes sociais.
Como funciona o crescimento dos cabelos ? É verdade que o comprimento é determinado geneticamente e tem gente que nunca poderá ter um cabelão ?
GM – “O crescimento é determinado geneticamente por vários genes, em um processo bastante complexo. Dessa forma, o tamanho final depende de uma série de fatores internos e externos e, infelizmente, não é possível aumentar essa capacidade de crescimento.”
O crescimento dos cabelos mudam de acordo com o tipo ? Liso, enrolado, crespo ?
GM – “Não, o tipo de cabelo não influencia na velocidade de crescimento!”
Uma família que todos tem cabelos longos é possível que um filho nasça sem esta característica?
GM – “Sim, totalmente possível! Como ocorre a mistura dos genes maternos e paternos, o resultado final é sempre imprevisível”
Se a pessoa tiver falta de vitamina é possível que o cabelo dela cresça menos ?
GM – “Na teoria, sim. Entretanto, nos dias atuais, falta de vitaminas não são comumente observadas na prática diária e nem toda e qualquer vitamina altera o crescimento dos cabelos. Por isso, tentar tomar vitaminas a mais para aumentar a velocidade de crescimento ou comprimento do cabelo não faz o menor sentido.”
Estas balinhas que vendem por aí funcionam mesmo ou só funcionam se a pessoa tiver deficiência alimentar ?
GM – “São apenas suplementos alimentares e não são indicados para pacientes que, de fato, têm deficiência de vitaminas, já que estes são quadros graves e que levam a uma série de problemas e não só falta de crescimento de cabelo.”
Como saber se está tudo certo com organismo. Que médico consultar e que exames pedir ?
GM – “O médico dermatologista te avalia durante a consulta e consegue perceber alterações não só nos fios como no couro cabeludo. Pedir uma bateria de exames não é garantia de saúde nem de resultados. O que importa é ser bem examinado durante a consulta!”
Cortar regularmente os cabelos interferem no crescimento ? Afinal vários cabeleireiros sugerem isso
GM – “Como o cabelo é matéria morta, o corte não interfere no seu crescimento, infelizmente.”
Qual o perigo de usar shampoos veterinários, colocar pílula anticoncepcional no shampoo ou vitaminas não próprias para os cabelos ?
GM – “Além de não fazer o menor sentido e ser uma forma bem criativa de se gastar dinheiro, alguns pacientes podem entrar em contato com substância que são irritativas para o couro cabeludo e arrumar um problema médico grave. Além disso, ficar brincando de alquimista de xampu pode levar a alterações nas fórmulas e estragar o produto, fazendo com que ele perca estabilidade e crie outros problemas para a paciente.”
E aí, gostaram ? Então sugiram novos temas para a coluna do Gui.