O vitiligo é uma doença autoimune que possui tratamento. Caracteriza-se por manchas brancas na pele, especialmente nas áreas mais afetadas pelo sol que pode aumentar sem o tratamento adequado
É uma doença autoimune onde corpo reage contra os melanócitos que dão cor a nossa pele. Por isso, no vitiligo, os paciente apresentam lesões de pele que são brancas e sem nenhum pigmento.
Eles são as células que produzem a melanina no nosso corpo, que tem a função de fotoproteção, ou seja, proteger da radiação solar, além de dar cor a nossa pele.
Ainda não sabemos exatamente qual a sua causa, porém sabemos que há uma combinação de fatores genéticos e ambientais.
O que sabemos é que ocorre a destruição e perda dos melanócitos da pele e que há um processo inflamatório crônico, que pode ser tratado. Com isso o paciente tem a chance de poder repigmentar as lesões.
Sim! Como as lesões de vitiligo não tem melanina, podem se queimar com facilidade.
Não! Ele é uma doença não contagiosa. Não há com o que se preocupar.
Vão desde o uso de medicamentos tópicos até os que controlam o sistema imune e diminuem o ataque aos melanócitos. É muito usada a fototerapia com acompanhamento médico para que não ocorram queimaduras.
Uma nova classe de medicamentos, os inibidores da JAK, vem despontando com uma opção muito interessante e já usada em um creme aprovado nos EUA.