Por Carlos Tapetti
Aquela região que você conhece como "tchauzinho", muitas vezes porque fica balançando tem o tríceps braquial (do braço) como executor dos movimentos de extensão do cotovelo.
Mulheres tem uma resposta melhor ao treino específico de tríceps do que os homens. Veja 3 exercícios possíveis e algumas variações para manter seu "tchauzinho" menos flácido.
Também chamado de "tríceps na polia alta", consiste na movimentação de cotovelos (flexão e extensão), segurando um pequeno bastão, mantendo bem alinhados ombros e cotovelos
Você pode fazer esse mesmo exercício com uma pegada ou um implemento diferente. Ao invés da barra pequena, você pode fazer com a corda, deixando o movimento mais dinâmico (abrindo os braços na puxada)
Executando a flexão e extensão do cotovelos acima da linha da cabeça, usando a gravidade para “dificultar o movimento”. Uma boa variação de exercício, mas exige atenção para àqueles com problemas no ombro.
Pode ser executado com halter/dumbel, na barra EZ, na polia do cross e também com elásticos. Posicione-se com uma boa base e mantenha os cotovelos alinhados com os ombros.
Deixando as mãos alinhadas aos ombros no apoio ao chão, você deve fazer a "descida" flexionando os cotovelos passando ao lado do seu corpo, sem uma abertura lateral exagerada.
Haverá ativação de peitoral e ombros, mas nesta posição a ativação de tríceps é consideravelmente maior. Lembre-se que você pode começar com os joelhos apoiados para facilitar seu aprendizado do movimento.
Há uma grande variedade de possibilidades de exercícios para essa região, além de variações possibilitam aumentar ou diminuir a carga, conforme seu nível e sua progressão de treino.
Muitas alternativas muitas vezes nos deixam ser saber por onde começar e por onde continuar. Uma orientação adequada faz toda diferença para alcançar seus objetivos.