Como diminuir as perdas de musculatura

Por Carlos Tapetti

Parece óbvio, mas vale uma explicação. A movimentação do corpo estimula músculos, tendões, articulações e toda a fáscia muscular, dando a sinalização de que "utilizamos constantemente" aquelas estruturas.

treinando

Dessa forma o corpo entende que toda estrutura músculo-esqueletica é necessária e vai amenizar uma perda muscular. Apesar dela ocorrer de qualquer maneira com a idade, você pode amenizá-la mantendo-se em atividade.

Uma dieta muito restritiva em conjunto com a falta de exercício físico, processos de acidente ou intervenções cirúrgicas que nos mantenham "acamados". Até algumas doenças causam uma perda muscular considerável.

o que aumenta  a perda muscular?

Podemos tentar amenizar a perda muscular de algumas maneiras nesses casos em que a "não movimentação" é uma característica de algumas maneiras e com auxílio de algumas áreas e profissionais especializados.

o que fazer nesses casos

Priorize uma dieta rica em proteínas, distribuindo-as ao longo do dia. Consuma calorias adequadas e mantenha-se hidratada. Consulte um nutricionista para orientações mais específicas

alimentação

Ajuda pessoas acamadas a evitar perda muscular com exercícios passivos, posicionamento adequado e estímulo sensorial, além do auxílio na execução de atividades diárias adaptadas e promoção do bem-estar emocional

terapia ocupacional

fisioterapia

Através de exercícios adaptados, estimulação elétrica, mobilização passiva e uso de equipamentos que são utilizados para fortalecer músculos, melhorar mobilidade e prevenir rigidez. Objetivo é promover independência e funcionalidade"

Adaptando exercícios sentados, deitados e com resistência elástica ou do próprio corpo, especialmente para as partes do corpo que estejam com menor restrição de movimento

exercício físico

As pessoas que já faziam exercícios físicos poderão colher os benefícios do treinamento mental que basicamente consiste em fazer mentalmente os exercícios que você já realizava, ativando as musculaturas envolvidas.

treinamento mental

Momentos em que temos uma maior restrição de movimentos são desafiadores de qualquer maneira e manter-se ativo, mesmo que de maneira restrita pode fazer uma diferença positiva na sua recuperação.

desafios

Acompanhe os treinos e dicas do professor Carlos Tapetti

@personalcarlostapetti

carlostapetti

cref: 68712-g/sp

Instagram
YouTube

mais dicas de saúde em  makeupatelier.com.br

C9184A