Por Carlos Tapetti
Sempre com liberação do seu médico, os exercícios irão beneficiar você e o bebê durante a gestação e melhorando inclusive a recuperação pós parto.
Cada pessoa tem características únicas, assim como cada gestação e também cada fase da gestação. Atente-se a isso e respeite sua fase e seu corpo. Vamos ver o que cada trimestre pode te reservar nos treinos a seguir.
Se você estava sedentária pré gestação possivelmente seu médico pedirá para evitar começar ou retomar os exercícios neste período, mas é possível fazer caminhadas leves e não tão longas
Pra quem já se exercitava, essa fase não exige tanta restrição. Para o pessoal do alto impacto, especialmente em treinos de cargas elevadas, é prudente evitar saltos e movimentos que possam gerar quedas.
Geralmente a fase mais tranquila, que também traz mais disposição à gestante e permite ainda movimentos amplos sem tanto desconforto pela pressão exercida pelo bebê.
Pra quem está começando, vá com calma, mas vá! Pode soltar o freio para exercícios aeróbios e também de força, pensando no core (tronco) e nos membros inferiores com mais ênfase.
Aqui o peso e a pressão na barriga trazem algumas restrições para a prática. Além disso, exercícios com desequilíbrio devem ser evitados - evite quedas a qualquer custo!
Evite deitar de barriga para cima para não perder a circulação (e desmaiar) pelo peso da barriga estar bem maior. Abdominais apenas de outras maneiras, sem permanecer muito tempo nessa posição.
Exercícios de fortalecimento para membros superiores, com atenção especial aos ombros que darão o colo necessário desde os primeiros momentos de vida e que só terão a carga aumentada mês após mês
Difícil dizer as restrições e os benefícios e possibilidades de exercícios e treinos durante a gestação em um breve resumo O ideal é procurar ajuda especializada e garantir mais benefícios e reduzir os riscos para você e seu bebê